Lançamento dos Livros de Fusões e Aquisições

Estas obras foram desenvolvidas ao longo dos últimos 10 anos e contempladas com estudos de casos das transações de Fusões & Aquisições realizadas pela V2Finance – Clairfield International do Brasil, seus parceiros acadêmicos e comerciais, colaboradores e ex-colaboradores e também com análises de transações públicas.

Os Projetos de consultoria que foram autorizados para virarem estudos de casos são a da venda da CTIS no setor de Tecnologia de Informação para o grupo Sonda do Chile e a capitalização do PetCenter Marginal pelo fundo de investimento Warburg Pincus. Leonardo Voss da Premium Bravo assina o capítulo do Petz e o aluno da FIA, Flávio Preto, analisou as transações da Apple nos EUA e as comparou com a aquisição da empresa CTIS no Brasil, tendo identificado as semelhanças destas transações que foram oriundas da necessidade de continuidade dos vendedores após a transação, ou seja, o componente de valor humano embutido nas transações de compra e venda de empresas.

Os alunos da FIA, Marcus Vinicius Silva e Tamiris Garcia, analisaram a aquisição da maior operadora de planos de saúde do Brasil, a Amil, pela United Health dos EUA e apresentaram as razões de um múltiplo premium desta transação.

O especialista em private equity, Leonardo Ribeiro, apresentou os casos de private equity da DASA e da Odontoprev.

Para comprar online, acesse:

  • Fusões e Aquisições – Casos de fracasso e sucesso na destruição e geração de valor: https://goo.gl/atkuqF
  • Fusões e Aquisições – Estratégias empresariais e tópicos de valuation: https://goo.gl/BDW9By

 

Autores:

Rodrigo Maimone Pasin: (V2Finance- Clairfield International do Brasil)

Roy Martelanc: FEA/USP e FIA (Fundação Instituto de Administração)

Oscar Malvessi (FGV/EAESP & Malvessi & Associados)

Matheus Alberto Consoli (Markestrat)

Ricardo Goulart Serra (FECAP, FIA e Insper)

Eduardo Padilha (Grupo Planus)

Adriana Caldana (FEA/USP/RP)

Leonardo Ribeiro (Private Equity Bay)

Guilhermo Dumrauf (Universidad de Buenos Aires)

Leonardo Voss (Premium Bravo-Clairfield International)

Daniel Shiguihara (V2Finance-Clairfield International do Brasil)

Alexandre Tadeu Navarro (Navarro Advogados)

Fernando Camacho (BNDES)

Gabriel Godofredo Fiuza (IPEA)

Alberto Borges Matias (INEPAD)

Filipe Trubuk Garran (FIA)

Luis Alberto Martins (JKCapital)

Juliana Sewruk Trizi (FEA/USP/SP e Apple Retail)

André Augusto Spicciati Pacheco (FEA/USP/SP e Cremer)

Marcus Vinicius Salgado Silva (MBA da FIA)

Tamiris Lima Garcia (MBA da FIA)

Flávio Preto (MBA da FIA)

Victor Romano (FEA/USP/SP)

Diversas pesquisas acadêmicas desenvolvidas pelos coordenadores e autores deste livro, com destaque para:

  • Roy Martelanc, (FEA/Universidade de São Paulo e FIA – Fundação Instituto de Administração) e Rodrigo Pasin, da V2Finance-Clairfeld International do Brasil, que abrem o livro de Estratégias apresentando os Objetivos das empresas, que foram divididos em: a) estratégicos (gerar valor); b) gerenciais (gerar lucros) e c) primordiais (estabilidade, expansão e qualidade de vida), assim como a importância de gerir os ativos intangíveis. O segundo capítulo do livro de estratégias trata dos Movimentos de valor, apresentando as aquisições alavancadas, reestruturação,  teoria de agência, formas de alinhamentos de interesses e as bolhas financeiras. O capítulo finda tratando dos modismos de administração  e seus impactos na geração de valor. Cunhamos três tipos de movimentos. Os de dieta (redução de custos), os de ginástica (expansão) e os de meditação (estou repensando a vida).
  • Rodrigo Pasin (V2Finance – Clairfield International), coordenou e formou o grupo de autores, selecionou os projetos dos autores e escreveu o capítulo de Modelos multifatoriais de avaliação de empresa, que é um aperfeiçoamento do método dos múltiplos de EBITDA. Rodrigo Pasin contribuiu com o capítulo de Risco regulatório de autoria de Fernando Camacho do BNDES e Gabriel Fiuza de Bragança do IPEA,  apresentou uma ampla pesquisa de quase 20 anos de análise dos resultados da empresa privatizada Vale em comparação com a estatal Petrobrás e esboça uma ousada análise sobre o custo da corrupção para o Brasil, calculado com base em informações públicas. Este capítulo relata a maior destruição de valor causada pela corrupção e pela incompetência da história corporativa mundial. Daniel Shiguihara e Victor Romano são co-autores deste polêmico caso. Escreveu o capítulo Selecionando empresas para aquisição feito com Roy Martelanc e com Luis Martins da JK, que ensina os compradores a caçarem e apresenta o processo e os cuidados a serem tomados. Discute o papel dos consultores, os tipos de assessores, os riscos que enfrentam e como selecionar o assessor mais adequado para sua negociação. Discute situações de parcerias entre firmas para interme­diarem negócios, situações de conflito de interesse e inadimplência ou má fé de alguns assessores e clientes. Os coordenadores também apresentam as principais cláusulas do Contrato de assessoria de intermediação de negócios.
  • Oscar Malvessi, professor da FGV/EAESP, é outro financista de  renome que contribuiu com um capítulo primoroso sobre As fraquezas do EBITDA para fins de avaliação de empresas e com o caso de compra da Sadia pela Perdigão e como a falta de foco em suas atividades principais gerou a bancarrota da primeira. Malvessi anteveu a quebra da Sadia e mostra como a análise financeira depurada pode auxiliar o leitor a ter a mesma capacidade.
  • Matheus Consoli, da Markestrat, que é um dos maiores especialistas no setor de agronegócios da América Latina e Adriana Caldana, professora da FEA/USP/Ribeirão Preto, contribuíram com uma detalhada explanação de como os Aspectos culturais podem impactar na integração das empresas e culminar em resultados ruins para os envolvidos. O capítulo mostra como respeitar as diferenças humanas no momento da aquisição e como fazer que empresas com culturas organizacionais diferentes se combinem e apresentem resultados positivos.
  • Eduardo Padilha, engenheiro do Grupo Planos, apresentou um capítulo e um caso sobre Análise de risco em avaliação de empresas, destacando o método das opções reais, mostrando a análise de sensibilidade e a criação de cenários e termina usando o Crystal Ball para tratar das variáveis incertas e fazer a simulação do tipo Monte Carlo.
  • Ricardo Serra, do INSPER e da FECAP, apresentou um caso de avaliação de empresas do setor de construção civil pelo método do Fluxo de Caixa Descontado e outro capítulo mostrando a matemática dos Ajustes entre a carta de intenções e o contrato final, e os cuidados nas contas do capital de giro e no endividamento entre estas datas.
  • Juliana Trizi da Apple Retail e André Pacheco da Cremer, apresentam Métodos de avaliação de empresas no Brasil, uma pesquisa inédita sore os métodos de avaliação de empresas no Brasil.
  • Felipe Garran da FIA contribuiu com Viés de posição e prêmios adicionais de risco que mostra como os avaliadores utilizam os prêmios adicionais de risco, tais como porte, controle, liquidez, startup, regiona­lidade conforme o objetivo que possuem, inflando ou minguando o valor de uma empresa em função de interesse de venda ou de compra.
  • Alexandre Tadeu Navarro apresentou Avaliação de empresas do setor imobiliário, contendo dados comparativos de diversos países, os problemas do setor no Brasil e o potencial de expansão.
  • Guilhermo Dumraf, da Universidade de Buenos Aires, abre o livro de Casos com Fusiones Y Aquisiciones, em espanhol para incentivar a globalização e prestigiar o autor portenho. Apresenta as teorias sobre o assunto com exemplos do mercado argentino.
  • Rodrigo Maimone Pasin, Roy Martelanc e Alberto Borges Matias terminam o livro de casos apresentando Conselhos para o sucesso, sintetizando a experiência dos autores no setor de F&A com dicas para as empresas se prepararem adequadamente para o processo. Trata-se de um completo check list do processo de negociação e dicas gera­doras de valor para as negociações de compra e venda de empresas.
  • Estes Livros terão seus direitos autorais doados pelos autores para a instituição ALIVI ( www.alivi.org ), que cuida de crianças com câncer e HIV.